Bem vindos ao site do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares – OBHA!

Você encontrará mais informações sobre esta iniciativa na página de apresentação do menu principal. Com muita satisfação apresentamos para o lançamento deste site o tema do canal Fome de Saber: 70 Anos de Publicação do Livro Geografia da Fome de Josué de Castro, celebrados em setembro de 2016. Nossa escolha foi estimulada pelo momento histórico de celebração desta obra que marcou o pensamento mundial sobre a situação alimentar humana. Para isto convidamos alguns autores para apresentar as diversas nuances de contribuição do livro e deste autor para o campo da alimentação e nutrição humana nacional e internacional.

A opção por esta temática buscou destacar a importância de Josué de Castro como inspirador da missão do OBHA que assume o desafio de descrever os hábitos alimentares da sociedade brasileira por meio de diversos campos de compreensão da alimentação humana. Buscaremos construir diversas temáticas ao longo deste ano com a perspectiva de nos aproximar de temas acadêmicos e de políticas públicas consubstanciado nas contribuições do público que acompanha o OBHA.

Fome de Saber foi o nome definido para o espaço onde reuniremos artigos de opinião nas dimensões simbólica, cultural e econômica do alimento. Estes artigos seguirão temáticas bimestrais propostas pelo observatório a fim de fortalecer assuntos poucos debatidos entre a população dentro dos saberes acadêmicos e populares de alimentação e cultura.

Assim, neste momento de celebração contamos com sua contribuição para que o possamos servir a sociedade brasileira.

 

Pitada de Opinião, sessão composta por conteúdos produzidos pelo observatório sobre as dimensões simbólica, cultural e econômicas do alimento, incluem entrevistas, sugestões de livros, filmes e outros materiais, bem como, relatórios e documentos finais de pesquisas realizadas pelos integrantes do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura – Palin e/ou organizações parceiras.