As pesquisadoras Daniele Palma Cielo¹ e Jamile dos Santos Pereira Costa² nos presentearam com a apresentação do livro “Feiras, feirinhas e feirões: a “economia dos centavos” em foco publicado pela editora Oikos tendo como organizadoras Maria Catarina Chitolina Zanini e Miriam de Oliveira Santos.

Feiras, Feirinhas e feirões: a “economia dos centavos” em foco, terceiro livro de uma série de e-books sobre feiras, é uma oportunidade ímpar de adentrar e compreender melhor o quão amplo e heterogêneo é este universo, seja no Brasil ou na  Colômbia. Os artigos referentes a feiras do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil e também da Colômbia (Mercado Campesino de Bogotá), de um modo geral, mostram que, para além das relações econômicas estabelecidas, o espaço das feiras agrega sociabilidades, memórias e trocas diversas. Os artigos, a fim de contemplar e valorizar realidades bastante diversas no que diz respeito aos campesinatos possíveis e a ascensão de feiras e mercados locais, salientam que as feiras costumam ser espaços em que o rural e o urbano se encontram por meio das circularidades e múltiplas narrativas, possibilitando a intensa troca entre os envolvidos. Apesar de cada feira possuir suas singularidades, de forma geral, elas partilham de alguns princípios de mercado, valorizando o local e consequentemente contribuem no desenvolvimento das economias regionais. Nesse sentido, é a “economia dos centavos” que movimenta o mercado local e possibilita o desenvolvimento de diferentes campesinatos, seja no Brasil ou na Colômbia.

Gostou da sinopse? Então baixe o e-book aqui!

¹ – Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCS-UFSM). Integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos-NECON.

² – Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É voluntária do Núcleo de estudos contemporâneos (NECON) da UFSM e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCS-UFSM).

Pitada de Opinião, sessão composta por conteúdos produzidos pelo observatório sobre as dimensões simbólica, cultural e econômicas do alimento, incluem entrevistas, sugestões de livros, filmes e outros materiais, bem como, relatórios e documentos finais de pesquisas realizadas pelos integrantes do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura – Palin e/ou organizações parceiras.