Saiba o que é o CBA e como o OBHA aparecerá na programação deste grande congresso!

Já ouviu aquele ditado que “três é demais?”, pois ele não se enquadra quando falamos do CBA! VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Encontro de Agroecologia do DF e entorno começou hoje (12/09) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver é o tema central do evento que conta com uma programação extremamente variada para difusão, fortalecimento e aceleração dos processos e articulações em torno da Agroecologia.

O conceito de agroecologia é muito abrangente, ele refere-se a uma construção de saberes e práticas, que podem ser populares, tradicionais ou científicas, que trabalham por uma agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa. São muitos os atores que formam a rede de sustentação da agroecologia, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, professores, pesquisadores, povos e comunidades tradicionais, representante de ONGs, associações de trabalhadores e científicas. Todas e todos unindo esforços para a reprodução de uma racionalidade de produção de alimentos que faça bem para o homem e o ambiente, que promova vida digna e preserve a natureza.

Os sistemas agroalimentares são marcas da humanidade ao longo da história. A agricultura convencional, tendo como base a racionalidade da Revolução Verde (produção em larga escala em monocultivos, uso de sementes transgênicas associados ao intensivo uso de agrotóxicos e intensa mecanização dos processos de produção) tem demonstrado não dar conta de, não somente, alimentar o mundo, como também, promover saúde para o homem e o ambiente. A agroecologia é um caminho muito possível para alcançarmos um mundo mais sustentável e que valoriza os saberes e práticas ancestrais da agricultura que respeita o meio ambiente e todos os seres que o compõem.

A agroecologia é uma base teórico conceitual para o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional e está associado a hábitos alimentares que valorizam a biodiversidade dos povos e suas expressões culinárias e produtivas. Nesse sentido, o OBHA apoia iniciativas como o CBA e convida a todas e todos para a atividade que estamos propondo na programação.

Dia 14 de setembro, às 18h na Tenda da Alimentação Saudável ocorrerá a atividade “ObservAÇÃO para a vida: o papel dos observatórios sociais no fortalecimento da agroecologia e segurança alimentar e nutricional” foi pensada para ampliar os compartilhamento entre as pessoas que trabalham e/ou se interessam pela atuação de observatórios sociais. Se você participa e/ou acompanha o trabalho de algum observatório ligado as temáticas de Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional venha compartilhar desse momento conosco!

A Tenda da Alimentação Saudável é uma das 9 tendas que compõem o Caminhos do Saber e é aberto para todo mundo, independente da inscrição no congresso.

Acesse o site do congresso. Acesse o evento da nossa atividade no congresso.

 

Na sessão + água no feijão compartilhamos notícias, conteúdos, eventos e outras matérias produzidas por entidades, organizações e/ou pessoas pertinentes às temáticas trabalhadas no OBHA.