Todo mundo em algum momento da vida já andou por um corredor de barraquinhas listradas recheadas com folhas verdes, frutos coloridos, aquele cheiro agradável de temperos frescos… e o tumulto gostoso de gente circulando com sacolas conversando alto sobre o preço do quilo da batata ou tempero verde. É, estamos falando das feiras de comercialização de alimentos que estão espalhadas pelos bairros brasileiros.

Entre as muitas feiras existentes, há aquelas cuja a produção de alimentos tem origem em práticas que fazem bem para o corpo e o planeta. A produção orgânicas e/ou agroecológica é uma forma de acessar alimentos de qualidade e seguros do ponto de vista social e ambiental.

Muitas vezes, queremos consumir alimentos orgânicos mas não sabemos onde podemos os encontrar. Foi pensando nisso, assim como, buscando encurtar o espaço entre produtores/as e consumidores/as que o Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC – idealizo, juntamente com parceiros, o Mapa de Feiras Orgânica.

O instrumento foi desenvolvido pela Cooperativa EITA – Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão, em 2012 e, neste ano, recebeu uma atualização em suas funcionalidades. Além da localização das feiras orgânicas e agroecológicas, dos grupos de consumo responsável e dos comércios parceiros de orgânicos, agora, os/as usuários/as da plataforma podem acessar receitas e publicações nas temáticas de agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável.

Site Mapa de Feiras Orgânicas

Não deixe de acessar o site e ficar por dentro dos espaços que estão perto de você promovendo saúde por meio da produção sustentável de alimentos.

Veja aqui: https://feirasorganicas.org.br/

Na sessão + água no feijão compartilhamos notícias, conteúdos, eventos e outras matérias produzidas por entidades, organizações e/ou pessoas pertinentes às temáticas trabalhadas no OBHA.