O evento tem por finalidade refletir sobre os desafios que estão sendo vivenciados para a manutenção da produção, do consumo, da soberania e da segurança alimentar nutricional além de outras manifestações culturais na contemporaneidade. Nessa direção, será discutido o papel da pesquisa e do ensino a partir de novas metodologias e da valorização dessa temática como objeto de estudo, compreendido como essencial nas últimas décadas a partir da discussão entre pesquisadores e agricultores/representantes das comunidades produtoras de alimentos e da sociedade civil nas diferentes escalas geográficas do global ao local.

A valorização de temáticas que envolvem a produção e o consumo de alimentos e manifestações tradicionais se refere também à valorização de personagens vivos, atuantes, o que exige nova postura do professor-pesquisador e dos representantes das comunidades responsáveis pela produção, comercialização e abastecimento de alimentos.

O encontro constitui-se, portanto, em espaços de discussão sobre novo olhar acerca da produção e do consumo de alimentos, das diferentes formas de saber fazer, modos de vida e de apropriação do espaço.

PERÍODO:
De 08 a 10 de Maio de 2018
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe – UFS

Saiba mais.

Na sessão + água no feijão compartilhamos notícias, conteúdos, eventos e outras matérias produzidas por entidades, organizações e/ou pessoas pertinentes às temáticas trabalhadas no OBHA.