*Publicação original: Rede Naus

Publicada pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a revista DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde (www.demetra.uerj.br) prepara um número que privilegia o debate que busca articular imagens e discursos sobre corpos, famílias e subjetividades.

Esta iniciativa é fruto das reflexões gestadas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UERJ, em Nutrição da UFRJ e em Ensino em Biociência e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz por meio de intercâmbio de seus docentes e oferta de disciplinas em comum.

Já se pode constatar um crescente interesse acadêmico pelos estudos que se voltam para temas como corpos, famílias e subjetividades por meio de imagens e/ou discursos, na medida em que estas categorias expressam um grande potencial na análise dos modos de funcionamento da sociedade. Contudo, entre esses esforços predominam abordagens isoladas em espaços distintos do saber, resultando sua integração ainda pouco comum no âmbito acadêmico, sobretudo no campo da saúde. Portanto, ainda permanece como um desafio para as pesquisas em alimentação e nutrição o acolhimento de diferentes perspectivas analíticas (sociológicas, antropológicas, históricas, psicológicas, etc.) que favoreçam a associação entre estas fecundas categorias.

Esse número temático dirige seu foco para relações entre corpos, famílias e subjetividades como construções sociais presentes, tanto em experiências da vida cotidiana, como nos modos de fazer ciência. São aqui entendidos, enfim, como processos passíveis de análises a partir de diferentes orientações teóricas e metodológicas.

Poderão integrar esta iniciativa pesquisas relacionadas à produção do conhecimento científico em diferentes cenários, incluindo a produção midiática, cinematográfica e as artes. São bem-vindos textos derivados de pesquisas empíricas, ensaios e/ou discussões teóricas que destacam o agenciamento pelos sujeitos da problemática dos corpos e das diversas expressões de família em seus aspectos históricos e socioculturais por meio de imagens e/ou discursos modeladores da subjetividade. Interessam as iniciativas que problematizam as normatizações, regulações, naturalizações e/ou idealizações do corpo com implicações para a existência individual e coletiva, a saber: discursos e imagens produtores de estigma e/ou preconceito com referência aos corpos femininos/masculinos/trans e às diversidades na constituição das identidades; análises de intervenções biomédica e/ou tecnológicas (medicamentosas, estéticas, dietéticas e de dispositivos online em seus usos lícitos/ilícitos) sobre os corpos e nas relações familiares e de gênero; legislações/normativas e suas repercussões nas experiências subjetivas.

  • Os interessados devem encaminhar suas contribuições em inglês, português ou espanhol até 28 de fevereiro de 2018.
  • A submissão deverá ser efetuada na página da nossa revista através do link http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/about/submissions#onlineSubmissions, informando seu direcionamento para a sessão ARTIGOS TEMÁTICOS.
  • A comunicação aos Editores deverá mencionar a chamada temática “IMAGENS E DISCURSOS SOBRE CORPOS, FAMÍLIAS E SUBJETIVIDADES”.
  • Dúvidas podem ser sanadas pelos e-mails demetra.uerj@gmail.com ou demetra@uerj.br.

Editores convidados

Cristiane Marques Seixas – UERJ

Eliane Portes Vargas – FIOCRUZ

Francisco Romão Ferreira – UERJ

Daniela Menezes Neiva Barcellos – UFRJ

Flávia Milagres Campos – UNIRIO

Na sessão + água no feijão compartilhamos notícias, conteúdos, eventos e outras matérias produzidas por entidades, organizações e/ou pessoas pertinentes às temáticas trabalhadas no OBHA.