O Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares manifesta seu apoio a campanha “Você tem o Direito de saber o que Come, idealizada e promovida pela Aliança da Alimentação Adequada e Saudável. Enquanto uma organização da sociedade civil, a Aliança tem como objetivo desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam com a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada, por meio do avanço das políticas públicas e da soberania alimentar.  A campanha é em favor da transparência nos rótulos de alimentos ultraprocessados como sucos e sopas instantâneas dentre outros.

Considerando as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira que leva em conta o propósito do processamento dos alimentos, assim como as recomendações de organismos internacionais como OMS e OPAS, e também a experiência bem sucedida do Chile com o modelo de rotulagem nutricional frontal,  o OBHA apoia a urgência no aprimoramento da rotulagem nutricional e avalia que hoje tal como está, não oferece informações claras para que as pessoas consigam realizar de forma consciente a sua escolha alimentar.

Na sessão + água no feijão compartilhamos notícias, conteúdos, eventos e outras matérias produzidas por entidades, organizações e/ou pessoas pertinentes às temáticas trabalhadas no OBHA.