Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares – OBHA inicia os encontros de mais um ciclo de palestras. A temática de abertura aborda o debate sobre rotulagem alimentar.

Ocorrerá no dia 09.05 (quarta-feira), às 14:30 da tarde no Auditório Interno da Fiocruz Brasílis o primeiro encontro do Ciclo de Palestras do Portas Abertas, atividade realizada pelo OBHA. Depois de Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA e Promoção à Saúde, o eixo norteador do projeto Portas Abertas | Ciclo de Palestras 2018 é Fronteiras da Alimentação Saudável e Sustentável. Entre os diversos assuntos que se articulam com este eixo norteador, o tema que abre as portas para nossos encontros é ROTULAGEM ALIMENTAR, contemplando a discussão sobre a agenda regulatória no campo da nutrição.

Este debate existe desde 2014 no Brasil para identificar modelos de rótulos adequados para disponibilizar informações nutricionais dos produtos alimentícios industrializados. A mudança pretende facilitar a tomada de decisão das pessoas no momento da compra dos produtos alimentícios industrializados.

Você tem o direito de saber o que está comendo! Mas como saber que temos esse direito? Como a pauta de rotulagem de alimentos está se movimento entre ações do Estado e a sociedade civil? Conhecer a importância da rotulagem de alimentos não é um saber apenas para nutricionistas. Cidadãos e cidadãs precisam estar atentos as movimentações da indústria de alimentos em relação as informações que apresenta em seus produtos. Rotulagem alimentar: agenda regulatória no campo da Nutrição intitula o encontro cuja palestrantes são Ana Paula Bortoletto e Paula Johns.

Ana é nutricionista e doutora em nutrição em saúde pública. Líder do Programa de Alimentação Saudável do Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Atua como pesquisadora em epidemiologia nutricional desde 2006. Foi consultora da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social em 2008-2009. É conselheira representando o Idec no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e compõe o Comitê gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Paula é socióloga e mestra em estudos de desenvolvimento internacional pela Universidade de Roskilde, Dinamarca. Co-fundadora e diretora geral da ACT Promoção da Saúde. Atua no terceiro setor desde 1998 coordenando projetos voltados à promoção dos direitos humanos, equidade de gênero, preservação do meio ambiente e saúde pública. Ex-presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA), empreendedora social Ashoka, Conselheira Nacional de Saúde. Membro do Conselho do GAPA – Global Alcohol Policy Alliance, da Fundação Interamericana do Coração e da NCD Alliance. Compõe ainda o Comitê gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

Esta atividade está sendo realizada com o apoio da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável em caráter gratuito com certificação pela Escola de Governo Fiocruz Brasília. As inscrições ocorrem no local até lotação máxima do espaço. Confirme sua presença no link do evento.

SERVIÇO

CICLO DE PALESTRAS 2018 | Rotulagem Alimentar: agenda regulatória no campo da nutrição

DATA: 09.05

HORÁRIO: 14:30

LOCAL: Auditório Interno – Fiocruz Brasília

Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A

PORTAS ABERTAS

A geladeira é um eletrodoméstico que está em quase 100% dos domicílios brasileiros. De livre acesso dentro de uma casa, é lugar de armazenamento de alimentos e está sempre a disposição seja para preparação de grandes refeições, seja para um lanche da tarde ou um apressado “assalto” na madrugada.

As portas da geladeira da nossa casa estão sempre abertas para saciar nossa fome. É nesse sentido que o OBHA desenvolve Ciclos de Palestras com registro áudio visual delas com o objetivo de saciar a fome de interessadas/os nos temas de Alimentação, Cultura e seus múltiplos desdobramentos para a Segurança Alimentar e Nutricional para a população brasileira.

Na sessão + água no feijão compartilhamos notícias, conteúdos, eventos e outras matérias produzidas por entidades, organizações e/ou pessoas pertinentes às temáticas trabalhadas no OBHA.