Encontro será realizado em diferentes capitais tem o objetivo de auxiliar na participação da Tomada Pública de Subsídios (TPS), aberto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para Rotulagem Nutricional de Alimentos

Acontecerá amanhã, 27 de junho, às 10h no auditório interno da Fiocruz Brasília o Seminário: Nova Rotulagem Nutricional de Alimentos para o Brasil. O evento faz referência a Consulta Técnica aberta pela ANVISA no dia 21 de maio deste ano.

Após um longo processo de discussão sobre a necessidade de melhorias na rotulagem nutricional nas embalagens de alimentos processados e ultra processados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu a fase de Tomada Pública de Subsídios (TPS) para ouvir especialistas e população interessados no tema. A regulamentação da rotulagem nutricional frontal de advertência como estratégia de saúde pública para auxiliar consumidores a fazer escolhas mais saudáveis e conscientes vem sendo adotada ou discutida em diversos países.

Os membros da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável realizarão eventos em diferentes capitais nos próximos dias para reforçar a proposta enviada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) à Anvisa em 2017, esclarecer dúvidas e orientar a participação na atual fase do processo. Os eventos acontecerão em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares – OBHA tem apoiado as ações da Aliança em difundir e fortalecer esse assunto para a sociedade brasileira. No dia 9 de maio foi realizado encontro, você pode conferir a live que foi transmitida pela nossa fanpage.

A Tomada Pública de Subsídios (TPS) é um mecanismo de consulta, aberto ao público, para coletar dados, informações ou evidências sobre o Relatório Preliminar de Análise de Impacto Regulatório (AIR), a fim de auxiliar a tomada de decisão regulatória pela Anvisa.  As contribuições são coletadas em formulário eletrônico que apresenta perguntas a respeito das informações contidas no Relatório de AIR: problema regulatório que se pretende solucionar, opções regulatórias para o alcance dos objetivos pretendidos e identificação e comparação de seus impactos, bem como ações de implementação e monitoramento.

Seminário: Nova Rotulagem Nutricional de Alimentos para o Brasil

DATA: 27.06

HORÁRIO: 10h

LOCAL: Auditório Interno Fiocruz Brasília

Na sessão + água no feijão compartilhamos notícias, conteúdos, eventos e outras matérias produzidas por entidades, organizações e/ou pessoas pertinentes às temáticas trabalhadas no OBHA.