APRESENTAÇÃO

MISSÃO

Ser um repositório vivo de pesquisas, trabalhos e ações que reflitam as diversas dimensões e significados dos hábitos alimentares brasileiros.

OBJETIVOS

  • Valorizar a construção de saberes acadêmicos e populares sobre as dimensões simbólica e cultural da alimentação no Brasil
  • Produzir e disseminar materiais informativos e acadêmicos sobre os temas de alimentação e cultura;
  • Realizar estudos, pesquisas e eventos concepções e percepções de hábitos alimentares, comensalidade, saúde e segurança alimentar e nutricional no país.

O Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares – OBHA atua de forma interdisciplinar no campo da saúde, antropologia, sociologia, políticas, agricultura e comunicação. Criado em 2008, com o incentivo da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, busca divulgar informações de pesquisas, estudos, materiais acadêmicos e informativos, assim como eventos sobre alimentação e hábitos alimentares realizados no Brasil.

Os objetivos do OBHA são expressos na nossa identidade visual representada por uma mandala. Sua composição em camadas expressa as inúmeras dimensões da alimentação, as mãos a partilha entre as pessoas e as cores as múltiplas expressões culturais que também fazem parte dos hábitos alimentares do povo brasileiro.

Nesse site, integramos o saber científico e popular, trazendo informação para além das publicações acadêmicas. Notícias, textos livres, poemas, pinturas e ilustrações fazem parte da rede de saberes e práticas que se encontram no observatório e estão organizadas em diferentes sessões de textos.

O OBHA é desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília em parceria com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) do Governo do Distrito Federal (GDF) a partir do Centro de Referência em Agroecologia e Tecnologias Sociais (CRATS), bem como outras instituições nacionais e internacionais.

 

Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A
CEP: 70.910-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3329-4527