70 anos de Geografia da Fome de Josué de Castro

EDITORIAL | 70 anos de Geografia da Fome de Josué de Castro

Com muita satisfação apresentamos para o lançamento deste site o tema do canal Fome de Saber: 70 Anos de Publicação do Livro Geografia da Fome de Josué de Castro, celebrados em setembro de 2016. Nossa escolha foi estimulada pelo momento histórico de celebração desta obra que marcou o pensamento mundial sobre a situação alimentar humana. Para isto convidamos alguns autores para apresentar as diversas nuances de contribuição do livro e deste autor para o campo da alimentação e nutrição humana nacional e internacional.

A opção por esta temática buscou destacar a importância de Josué de Castro como inspirador da missão do OBHA que assume o desafio de descrever os hábitos alimentares da sociedade brasileira por meio de diversos campos de compreensão da alimentação humana. Buscaremos construir diversas temáticas ao longo deste ano com a perspectiva de nos aproximar de temas acadêmicos e de políticas públicas consubstanciado nas contribuições do público que acompanha o OBHA.

Editoria Temática

A editora temática dessa edição é Denise Oliveira e Silva. Denise é nutricionista, pós doutora em antropologia da alimentação, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília, coordenadora do Programa de Alimentação Nutrição e Cultura (Palin) e do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA).

Textos da edição

Ecos da Geografia da Fome

Quais tem sido os ecos da obra Geografia da Fome? Josué de Castro apresentou conceitos, denunciou falhas estruturais da sociedade e apontou horizontes estratégicos para superação dessa doença social que é a fome. Além de todo o impacto desse livro, debates foram...

ler mais

Baixe o Geografia da Fome

“Enquanto metade da humanidade não come, a outra metade da humanidade não dorme, com medo daquele que não come" (Josué de Castro) O emérito brasileiro, Josué Apolônio de Castro,  pernambucano, médico, nutrólogo, indicado uma  vez  ao Prêmio Nobel de Medicina (1954) e...

ler mais
Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A
CEP: 70.910-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3329-4722