Fiocruz Brasília lança revista de Alimentação e Cultura

No primeiro semestre de 2019, o Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (PALIN) da Fiocruz Brasília lançou o primeiro volume da RACA (Revista de Alimentação e Cultura das Américas). A revista é eletrônica e semestral, e conta com a participação de pesquisadores de países das Américas do Sul, do Norte e Central.

A temática Alimentação e Cultura é um campo de conhecimento que agrega de forma interdisciplinar vários aspectos da alimentação humana. No entanto, observa-se a carência de espaços de publicação científica sobre essa temática. O projeto para o desenvolvimento de uma revista científica na área de alimentação e cultura vem sendo esboçado desde 2009, e foi possível através da parceria com instituições de fomento como a Finep e o CNPq, e com apoio de instituições e ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

A RACA surge, portanto, como um veículo de divulgação do conhecimento científico sobre alimentação e cultura, capaz de contemplar e agregar diferentes áreas do conhecimento tais como: Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Geografia, História, Saúde Pública e Nutrição. De acordo com Denise Oliveira, editora da RACA e pesquisadora titular em Saúde Pública na Fiocruz Brasília, o objetivo da revista é

“estimular a compreensão sinérgica dos fatores macroestruturais, históricos, sociais, políticos e econômicos, e suas consequências para as escolhas, comportamentos, hábitos, crenças, tabus e práticas alimentares para povos e sociedades humanas, com ênfase nas Américas”. 

A revista trabalha com fluxo contínuo (recebe textos a qualquer momento sobre temas relacionados) e com chamadas temáticas (releases de convites semestrais para submissão de material com foco em assuntos específicos de interesse da revista). Dessa forma, os participantes podem compartilhar resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos sobre o tema da revista com a comunidade acadêmica e a sociedade, no âmbito nacional e internacional. A RACA possui ISSN (2596- 3082), que é o registro internacional de periódicos, e DOI (1035953), que significa Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), e atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc). 

Com objetivo de ampliar o alcance e a divulgação do material publicado, a RACA possui dois endereços eletrônicos: raca.fiocruz.br, que é o site da revista; e portalraca.fiocruz.br, que é o portal de divulgação da revista. Em ambos os sites é possível navegar e ler os textos em português, inglês e espanhol. Para enviar material, basta acessar o link direto https://raca.fiocruz.br/index.php/raca/about/submissions


Comitê editorial (instituições e país de origem) :

Fundação Oswaldo Cruz em Brasília, Brasil
Universidad Nacional Autónoma de México, México
École des Hautes Études en Sciences Sociales, França
Institut de Recherche pour le Développement, França
Universidade de São Paulo, Brasil
Universidade da Bahia, Brasil 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Universitat Rovira i Virgili, Espanha
Universidade de Quebec em Montreal, Canadá
Universidad de Granada, México
Universidad del Claustro de Sor Juana, México
Universidad de Barcelona, Espanha