DF ganha e-book sobre promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar

O Fórum de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nas Escolas, o Distrito Federal (DF) lança o e-book “Alimentação saudável nas escolas”, que tem como objetivo compartilhar e incentivar a aplicação do Decreto nº 36.900 de 23/11/2015, que trata de ações de promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar das instituições de educação infantil, ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto privada do DF.

Dentre os assuntos abordados no e-book, está a proibição da comercialização de produtos e publicidade de alimentos não saudáveis como refrigerantes, bebidas artificiais, salgadinhos industrializados, frituras, entre outros. Por outro lado, o estímulo ao consumo de alimentos como Frutas, Legumes e Verduras é fortemente destacado no material, além de preparações que vão de sanduíches naturais até tortas e salgados assados. A publicação destaca, ainda, a importância de que a alimentação saudável esteja presente no Plano Pedagógico de Escolas públicas e privadas, reforçando a necessidade de que ações formativas e educativas sobre o tema sejam realizadas de forma transversal e interdisciplinar.

É importante destacar que o excesso de peso e a obesidade atingem, respectivamente, 33,5% e 14,3% de crianças brasileiras entre 5 e 9 anos (POF, 2008/2009). Quando olhamos para os adolescentes, excesso de peso é observado em 23,7% dos estudantes, sendo essa prevalência ligeiramente superior (25,0%) na região Centro Oeste (PENSE, 2015). Evidências científicas apontam que cerca de 50% de crianças obesas aos seis meses de idade e 80% das crianças obesas aos cinco anos de idade permanecerão obesas na vida adulta, desencadeando uma série de problemas de saúde como as Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

A situação é preocupante e iniciativas como essas do DF, que provem a alimentação saudável nesse público, devem ser compartilhadas o mais amplamente possível, para que sirvam de inspiração a outras localidades. Para conhecer o e-book de alimentação saudável nas escolas do DF, clique aqui.




Shirley Diogo, Nutricionista da Secretaria de Educação do DF, fala sobre o Fórum de Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas

https://youtu.be/R6C76srHQ1c